O governador Rafael Fonteles inaugura, neste sábado (12), no município de Paulistana, mais uma Central de Diagnóstico, que beneficiará pacientes de todo o Território Chapada do Vale do Itaim e demais localidades vizinhas. A nova unidade tem capacidade para realização de 3.096 exames radiológicos e 30.080 exames laboratoriais por mês, além de disponibilizar atendimento médico especializado por meio do Programa Piauí Saúde Digital.
“As Centrais de Diagnóstico representam um avanço significativo para a saúde dos piauienses. Elas foram criadas para ampliar o acesso a exames e melhorar a qualidade do atendimento médico. Contamos com equipamentos modernos, que permitirão diagnósticos mais rápidos e precisos. O objetivo é reduzir a espera por exames e facilitar o tratamento adequado”, destaca Antonio Luiz, secretário de Saúde.
Entre os exames de imagem disponíveis, destacam-se: radiografia, ultrassonografia com Doppler colorido, mamografia digital, tomografia computadorizada e eletrocardiografia. Já os exames laboratoriais incluem bioquímica, hematologia, sorologia, parasitologia e imunologia.
Os atendimentos são realizados mediante agendamento via Central de Regulação Estadual. A unidade opera com uma equipe multidisciplinar composta por médicos radiologistas e ultrassonografistas, biomédicos e bioquímicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia e patologia clínica, além de profissionais da equipe administrativa e de apoio.
“Os municípios contemplados com Centrais de Diagnóstico foram estrategicamente escolhidos para atender todas as regiões, beneficiando um maior número de pacientes, inclusive aqueles em localidades mais distantes, tudo isso de forma gratuita”, conclui Dirceu Campelo, superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi.