Publicidade

Com três meses de funcionamento, Made In Piauí impulsiona vendas e alcance nacional dos produtos do estado

Lançado no início de abril pelo Governo do Estado, por intermédio da Investe Piauí, o programa Made In Piauí já se consolida como uma das mais bem ...

Laercio Araujo
Por: Laercio Araujo Fonte: Secom Piauí
13/07/2025 às 09h10
Com três meses de funcionamento, Made In Piauí impulsiona vendas e alcance nacional dos produtos do estado
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Lançado no início de abril pelo Governo do Estado, por intermédio da Investe Piauí, o programa Made In Piauí já se consolida como uma das mais bem sucedidas iniciativas de digitalização da economia criativa do Nordeste. Em apenas três meses de funcionamento, a plataforma alcançou consumidores em 16 estados, das cinco regiões do país, com destaque para o Piauí – líder em vendas – São Paulo e Rio de Janeiro, como principais mercados de destino.

Continua após a publicidade

Já foram registradas vendas também nos estados do Pará, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Amazonas, Minas Gerais e Maranhão. A marca ultrapassa fronteiras locais e vem promovendo uma revolução na vida de artesãos, empreendedores e produtores de diversos segmentos.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A plataforma opera como um marketplace oficial do estado e foi desenvolvida para oferecer uma vitrine profissional para produtos tipicamente piauienses, com a possibilidade de alcance nacional e, em breve, internacional. O Made In Piauí representa inclusão digital, identidade cultural e geração de renda e foi criado para permitir que empreendedores e artesãos que antes vendiam apenas em feiras, lojas físicas ou para públicos locais possam acessar novos mercados com estrutura tecnológica de ponta e suporte contínuo.

Mais do que um simples canal de vendas, o site se destaca pela proposta de atendimento humanizado. Através do WhatsApp: +55 86 3142-7020, empreendedores recebem orientação personalizada sobre cadastro, comercialização, divulgação e logística. Já os clientes e interessados em compras contam com suporte dedicado para esclarecer dúvidas e facilitar todo o processo de aquisição.

Entre os empreendedores que já colhem frutos do programa está Igor Lira, proprietário da tradicional Cachaça Lira. Antes restrito a mercados regionais, ele agora já vende para estados como Pará, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Ceará.

“Assim como a Cachaça Lira acredita nas raízes, tradição e qualidade, a plataforma também, e possibilitou que a gente ganhasse outros estados, que levasse nosso produto e sabor a outros lugares. Através do Made In Piauí pudemos abrir essas portas e mostrar que nosso produto é de excelente qualidade, não só para ser consumido em todo o Brasil, mas também para que a gente ganhe o mundo”, afirma Igor.

Continua após a publicidade

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O programa é operacionalizado pela chefia de Relações Internacionais da Investe Piauí, que comemora os avanços e reforça que o programa é muito mais do que um marketplace: é uma política pública estruturante, que alia tradição, tecnologia, inovação e oportunidade para mostrar o melhor do Piauí para o Brasil e o mundo. As inovações visam não apenas escalar as operações, mas garantir que o Made In Piauí se torne referência nacional e internacional de economia digital baseada em identidade cultural.

“A plataforma representa uma oportunidade única para artesãos e empreendedores locais. Com cadastro online e gratuito, cada vendedor ganha uma página própria com sua história, sua logomarca, fotos do processo produtivo e links para redes sociais, transformando-a em um portfólio digital capaz de alcançar clientes em todo o Brasil e, em breve, no mercado internacional. Muito mais do que um simples marketplace, esse espaço foi criado para divulgar o que há de melhor no Piauí e conta com o apoio e a estrutura do Governo do Estado para valorizar e fortalecer a arte e o comércio piauienses”, observa Isabelle Aguiar, product owner do Made In Piauí.

Além do canal de vendas, o programa oferece uma estrutura de capacitação contínua, com tutoriais em vídeo, lives, materiais didáticos e treinamentos presenciais em parceria com instituições locais. Esses recursos têm sido fundamentais para que micro e pequenos empreendedores consigam adaptar-se à nova realidade do comércio eletrônico.

Continua após a publicidade

Com uma estrutura robusta, o site já está integrado com ferramentas como Google Shopping, redes sociais e SEO otimizado, o que garante visibilidade elevada para os produtos listados. A acessibilidade e inclusão também são pontos centrais: o painel de controle da loja é intuitivo, com foco em usabilidade para pessoas com diferentes níveis de alfabetização digital, e está disponível para celular e computador.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí