Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 12 de agosto, a portaria que autoriza a realização do concurso IBGE com 9.850 vagas temporárias. A autorização, emitida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), estabelece que o edital deve ser publicado no prazo máximo de seis meses, ou seja, até fevereiro de 2026.
Com a permissão oficial, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística deverá confirmar a Fundação Getulio Vargas (FGV) como banca organizadora. Conforme informou o próprio IBGE, a contratação da organizadora só poderia ser formalizada após a autorização oficial do certame.
O concurso temporário do IBGE oferecerá oportunidades para candidatos com nível médio de escolaridade nos seguintes cargos:
Agente de Pesquisas e Mapeamento: 8.480 vagas
Supervisor de Coleta e Qualidade: 1.100 vagas
A expectativa é que seja publicado um edital para cada cargo. Segundo o Estudo Técnico Preliminar (ETP), as vagas serão distribuídas por 530 municípios, mas a lista completa das cidades ainda não foi divulgada.
Apesar de ser uma seleção para contratos temporários, os candidatos serão avaliados por provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório.
A avaliação terá duração de quatro horas e contará com 60 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas (A, B, C, D e E) e apenas uma correta. Ainda não há informações sobre o conteúdo programático.
Inicialmente, o ETP previa que as contratações dos aprovados ocorressem já em novembro de 2025. No entanto, com o atraso na autorização, existe a possibilidade de alteração no cronograma e no início das convocações.
Com a publicação do edital prevista até fevereiro de 2026, os interessados devem iniciar a preparação desde já, acompanhando as atualizações sobre a banca organizadora, conteúdo programático e distribuição das vagas por município.